Antes de começarmos, gostaria de propor uma reflexão sobre a campanha do Bradesco que além de exemplificar o tema que abordaremos hoje, ilustra perfeitamente o relacionamento que todas as empresas deveriam manter com seus clientes: “Ouvir a opinião do consumidor é obrigação. Fazer dela o princípio de todo o trabalho é inovação”.
A revista “Consumidor Moderno”, na edição de setembro, entrevistou os presidentes das organizações que mais se preocupam com os seus clientes e a partir de seus relatos evidenciamos o quão essencial à comunicação é.
Há diversas maneiras de se chegar a um bom relacionamento com seus consumidores, empresas como a Mantecorp investem em um feedback rápido e eficiente, ou seja, procuram dar retorno às solicitações em curto prazo, já outras, como a Tam, preferem proporcionar atendimento personalizado aos seus passageiros.
Chama à atenção as dicas proporcionadas por Vito Chiarella, vice-presidente da Sky, que aposta na diversificação de canais de atendimento como Chat, Blog, site e e-mail para atingirem os variados públicos que possuem.
Enfim, seja a melhoria no atendimento diferenciado, na qualidade do produto, na inovação de colaboradores, na implantação de novas mídias ou no feedback, o fator-chave é ter criatividade. “O objetivo é sempre surpreender e a melhor forma é estar concentrado no foco do cliente, oferecendo um serviço de qualidade com ética, responsabilidade e transparência”. (Ricardo Nantes, 2009, p. 70).
Fonte: CONSUMIDOR MODERNO. São Paulo: Grupo Padrão, n. 136, set 2009.
Por Flávia Martins
Ficou muito bom o post :)
ResponderExcluirbeijoss Marcelly