quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Evolução dos modelos comunicativos em uma organização

Hoje me deparei com um texto muito interessante da professora Margarida Maria Krohling Kunsch que mostra além dos modelos de comunicação praticados por organizações, definidos por Grunig e Hunt, a relação das relações públicas com a comunicação organizacional.

Destaco, ainda sugerindo a leitura na integra, os quatro tipos de entender a natureza e o propósito da comunicação e proponho uma análise, pois esses modelos nos remete a gradual evolução da importância da comunicação simétrica, ética e eficaz em uma empresa, e o quão longe ainda estamos da perfeição.

O primeiro modelo é conhecido como assessoria de imprensa e mostra empresas que buscam apenas a publicidade, ou seja, o aparecer na mídia sem a preocupação com o feedback.

O segundo tipo é o de informação pública que prioriza a transmissão da informação correta através do jornalismo só que ainda não preocupado com a retro alimentação.

A terceira forma é o assimétrico de duas mãos, que como o próprio nome diz ainda é muito desequilibrado, melhor explicando, aqui há uma consideração do retorno porem independente de qual seja a corporação sempre tem a razão. Temos aqui a introdução da pesquisa como forma de persuasão dos públicos.

O quarto modelo, e infelizmente um tanto utópico ainda, é o simétrico de duas mãos que seria o mais ético e buscaria um entendimento mútuo entre a organização e seus públicos.


FONTES:
Aulas da Professora Maria Aparecida Ferrari
http://www.portalrp.com.br/bibliotecavirtual/relacoespublicas/teoriaseconceitos/0081.htm

Por Flávia Martins

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