Hoje me deparei com um texto muito interessante da professora Margarida Maria Krohling Kunsch que mostra além dos modelos de comunicação praticados por organizações, definidos por Grunig e Hunt, a relação das relações públicas com a comunicação organizacional.
Destaco, ainda sugerindo a leitura na integra, os quatro tipos de entender a natureza e o propósito da comunicação e proponho uma análise, pois esses modelos nos remete a gradual evolução da importância da comunicação simétrica, ética e eficaz em uma empresa, e o quão longe ainda estamos da perfeição.
O primeiro modelo é conhecido como assessoria de imprensa e mostra empresas que buscam apenas a publicidade, ou seja, o aparecer na mídia sem a preocupação com o feedback.
O segundo tipo é o de informação pública que prioriza a transmissão da informação correta através do jornalismo só que ainda não preocupado com a retro alimentação.
A terceira forma é o assimétrico de duas mãos, que como o próprio nome diz ainda é muito desequilibrado, melhor explicando, aqui há uma consideração do retorno porem independente de qual seja a corporação sempre tem a razão. Temos aqui a introdução da pesquisa como forma de persuasão dos públicos.
O quarto modelo, e infelizmente um tanto utópico ainda, é o simétrico de duas mãos que seria o mais ético e buscaria um entendimento mútuo entre a organização e seus públicos.
FONTES:
Aulas da Professora Maria Aparecida Ferrari
http://www.portalrp.com.br/bibliotecavirtual/relacoespublicas/teoriaseconceitos/0081.htm
Por Flávia Martins
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