quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A humanização do departamento de Recursos Humanos


Durante muito tempo o departamento de Recursos Humanos ficou associado à contratação de funcionários e a adequação desses ao ambiente empresarial. A partir da década de 90, o cenário organizacional passou a exigir uma nova estrutura de Recursos Humanos, agregando estratégias de negócios a valorização do capital humano.

Essas transformações contribuíram para o aperfeiçoamento das políticas de RH e as conduziram para a implementação do perfil “Gestão de Pessoas”, que tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento profissional e pessoal dos funcionários. Um grande exemplo desse modelo de Gestão de Pessoas é o da empresa Ferramentas Gerais, que modificou o seu discurso, como afirma Auri Filho(gerente corporativo da Área de Gestão de Pessoas) “Antes, escolhíamos um caminho e depois, as pessoas para trilha-lo. Hoje, escolhemos as pessoas e elas é que indicam o caminho”.

Para Auri Filho a Área de Gestão de Pessoas tem como missão transformar 2 mil colaboradores em vendedores, que a partir de planos estratégicos, táticos e operacionais, conduziram a empresa ao seu objetivo principal: “Vender Mais, Melhor e Sempre”.

Tais posturas adotadas pela Ferramentas Gerais tiveram impactos positivos, obtendo reconhecimento não apenas das pessoas que participam ativamente dos assuntos estratégicos da empresa, como também dos seus stakeholders, que sabem e compreendem o papel desenvolvido pela Área de Gestão de Pessoas.

Fonte: Revista Amanhã, Agosto/09
Por Luciana Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário