O livro “O que é comunicação estratégia nas organizações ?” aborda uma dimensão mais estratégica sobre a comunicação organizacional, buscando fundamentação teórica para o relacionamento organização e sociedade/públicos.
O avanço da globalização e as transformações na sociedade, assim como os impactos nas relações, mostram que a demanda da participação social, principalmente a responsabilidade social, tem ampliando com o decorrer desses avanços. Essa questão se relaciona com uma visão mais estratégica, agregando um valor técnico e instrumental além de interativo e relacional.
A dimensão estratégica passa a ter referenciais teórico-culturais no campo da comunicação e da administração, necessários para a gestão comunicacional organizacional. Para tal é preciso haver cinco componentes: tratamento processual da comunicação; inserção da comunicação na cadeia de decisões; gestão de relacionamentos; processo planejado e processo monitorado.
Com uma aplicação mais prática, uma análise do processo comunicacional foi realizada com duas organizações, Alcan Alumínios do Brasil e Samarco Mineração S/A. Esta análise se concentrava no cenário da comunicação interna, juntamente com as suas interfaces diante do contexto contemporâneo, identificando os processos práticos envolvidos na dimensão estratégica com os seus atores sociais (públicos).
Informações do livro:
Título: O que é comunicação estratégica nas organizações ?
Autoras: Ivone de Lourdes Oliveira e Maria Aparecida de Paula
Editora: Paulus
Edição: 2ª edição, 2008
O avanço da globalização e as transformações na sociedade, assim como os impactos nas relações, mostram que a demanda da participação social, principalmente a responsabilidade social, tem ampliando com o decorrer desses avanços. Essa questão se relaciona com uma visão mais estratégica, agregando um valor técnico e instrumental além de interativo e relacional.
A dimensão estratégica passa a ter referenciais teórico-culturais no campo da comunicação e da administração, necessários para a gestão comunicacional organizacional. Para tal é preciso haver cinco componentes: tratamento processual da comunicação; inserção da comunicação na cadeia de decisões; gestão de relacionamentos; processo planejado e processo monitorado.
Com uma aplicação mais prática, uma análise do processo comunicacional foi realizada com duas organizações, Alcan Alumínios do Brasil e Samarco Mineração S/A. Esta análise se concentrava no cenário da comunicação interna, juntamente com as suas interfaces diante do contexto contemporâneo, identificando os processos práticos envolvidos na dimensão estratégica com os seus atores sociais (públicos).
Informações do livro:
Título: O que é comunicação estratégica nas organizações ?
Autoras: Ivone de Lourdes Oliveira e Maria Aparecida de Paula
Editora: Paulus
Edição: 2ª edição, 2008
Por Jordana Maggio
Nenhum comentário:
Postar um comentário