O jornal o Estado de São Paulo publicou hoje uma matéria que me chamou a atenção. No caderno LINK, a matéria “Discussão de mesa de blog” apresentou a polêmica gerada entre o blog Resenha em 6 e o Boteco São Bento, localizado no Estado de São Paulo e frequentado por jovens de classe média alta.
O blog Resenha em 6 foi criado por três amigos com a intenção de expor as críticas dos internautas referentes a qualquer coisa. Porém, uma “suposta” resposta (por parte da administração do Boteco) a um comentário negativo sobre o bar, gerou uma grande repercussão e demonstrou tamanha influência das redes sociais nos negócios.
A polêmica surgiu depois que um anônimo, que se identificava como representante do bar, ameaçou processar o blog por calúnia e difamação. A partir daí, a situação tornou-se incontrolável e já estava sendo debatida no Twitter e em outros blogs. Entretanto, quando o gerente de marketing do Boteco São Bento, Jorge Príncipe, resolveu se manifestar sobre o ocorrido, já era tarde demais, pois, embora o fake tenha sido descoberto, o caso já tinha vazado em todas as mídias e redes sociais.
Apesar desse episódio polêmico, o blog Resenha em 6 teve um aumento significativo de visitas, chegando a picos de quase 20 mil acessos. Em relação ao Boteco São Bento, esse fato não alterou a freqüência do bar, mas trouxe uma grande lição para aprimorar o atendimento e buscar novas formas de se relacionar com os seus clientes. Com isso, devemos ressaltar que tão importante quanto à qualidade da informação, é a velocidade da transmissão dela, pois não bastam redes sociais mais interativas e modernas, se o comunicador não souber utilizá-las de maneira correta e eficaz.
Por Luciana Dantas.
O blog Resenha em 6 foi criado por três amigos com a intenção de expor as críticas dos internautas referentes a qualquer coisa. Porém, uma “suposta” resposta (por parte da administração do Boteco) a um comentário negativo sobre o bar, gerou uma grande repercussão e demonstrou tamanha influência das redes sociais nos negócios.
A polêmica surgiu depois que um anônimo, que se identificava como representante do bar, ameaçou processar o blog por calúnia e difamação. A partir daí, a situação tornou-se incontrolável e já estava sendo debatida no Twitter e em outros blogs. Entretanto, quando o gerente de marketing do Boteco São Bento, Jorge Príncipe, resolveu se manifestar sobre o ocorrido, já era tarde demais, pois, embora o fake tenha sido descoberto, o caso já tinha vazado em todas as mídias e redes sociais.
Apesar desse episódio polêmico, o blog Resenha em 6 teve um aumento significativo de visitas, chegando a picos de quase 20 mil acessos. Em relação ao Boteco São Bento, esse fato não alterou a freqüência do bar, mas trouxe uma grande lição para aprimorar o atendimento e buscar novas formas de se relacionar com os seus clientes. Com isso, devemos ressaltar que tão importante quanto à qualidade da informação, é a velocidade da transmissão dela, pois não bastam redes sociais mais interativas e modernas, se o comunicador não souber utilizá-las de maneira correta e eficaz.
Por Luciana Dantas.
Que polêmica, e o fake que ameaçou processar era funcionário do bar?
ResponderExcluirMATEUS
Olá Mateus!
ResponderExcluirNa verdade esse fake virou "lenda", pois ainda não se sabe a veracidade dele. Segundo o gerente de marketing do Boteco São Bento, o Sr. "Jonas Steinmayer"( autor do fake) nunca trabalhou no bar.
A única certeza que temos, é que todo cuidado é pouco perante esse emaranhado de informações.
Obrigada pela visita!
Luciana Dantas