sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Comunicação Mercadológica = Marketing?


Baseado nas aulas da professora Cláudia, a comunicação mercadológica é uma das modalidades da comunicação organizacional. É uma comunicação comercial que se preocupa em reforçar a imagem dos produtos e serviços da organização, alem da sua divulgação com publicidade, anúncios na mídia, promoções, merchandising, entre outros; visando sempre o aumento de vendas.

Essa comunicação se constitui de uma mensagem persuasiva, constituída através da analise de um quadro sociocultural e dos canais que lhe fornecem esse quadro. Portanto, pode-se dizer que essa modalidade possui um mix de instrumentos comunicacionais considerados persuasivos para conquistar seu público em questão.

Já o marketing é um estudo do produto e como este está inserido no mercado; analisa e planeja uma forma de implementar as vendas dos produtos da empresa, assim como pesquisando na sociedade uma necessidade de produto para supri-la. É também uma filosofia gerencial que auxilia a organização a ser reconhecida nos nichos de mercado através de seus produtos.

A comunicação ajuda o marketing a manter e melhorar a imagem da empresa perante o mercado, a relacionar a marca com a qualidade dos produtos, sempre mantendo os sempre mantendo o mercado em movimento.


Por Vanessa Almeida

2 comentários:

  1. muy bueno el blog, saludos desde argentina

    ResponderExcluir
  2. Eu afirmaria que é o marketing que ajuda a comunicação a manter e melhorar a imagem da empresa perante o mercado.

    Conheci o blog através da indicação do twitter da Belle_RP.

    Já estou seguindo.

    MATEUS

    ResponderExcluir