segunda-feira, 26 de outubro de 2009


No dia primeiro de outubro, realizamos uma entrevista com a Irmã Ana Elidia, representante da Associação Palavra Viva, responsável junto aos alunos do terceiro semestre de Relações Publicas da Universidade Metodista pelo evento “Um dia pela Paz”. Trechos dessa entrevista estão dispostos a seguir:

Mais integração: A gente sabe que já ocorreram três edições anteriores desse evento. Essas outras edições trouxeram benefícios para a instituição, no sentido de acarretar novos membros e auxílios?

Associação Palavra Viva: Eu acho que todos os trabalhos realizados afetaram a associação Palavra Viva em vários níveis. Esses resultados nem sempre são imediatos, eles podem vir ao longo do tempo. Em termos de novos associados e voluntários, sim, ocorreram. Se vocês perguntarem se o número de pessoas que entrou é o suficiente, não, não é. Nós precisamos nesse momento de um número muito maior de voluntários e associados. Mas eu acho que tudo aquilo que aconteceu em decorrência do trabalho que foi feito, foi positivo, mas nós precisamos ainda intensificar mais, mas eu acredito que o ganho foi bastante grande.

Nos projetos anteriores, houve patrocínios sim, mas isso não beneficiou diretamente a Associação Palavra Viva, porque nós temos outras necessidades que não foram satisfeitas. Mas, concretizou nossa necessidade de trabalhar o tema da paz, então foi realmente importante. Agora, temos outras necessidades que só o trabalho de vocês não supre, mas também nós não temos obviamente essa pretensão.

Mais integração: Quais são as maiores necessidades, carências que a Associação tem hoje, que precisam ser sanadas?

Associação Palavra Viva: Nossa primeira carência: Os recursos humanos. Nós precisamos de mais pessoas, porque o projeto é muito amplo, precisamos voluntários que estejam envolvidos e que possam estar prestando os serviços que necessitamos. Desses voluntários nós gostaríamos que os que estivessem mais comprometidos se tornassem associados da Palavra Viva, pois agora também estamos carentes de associados. A associação passou por diversos processos, e nesse momento estamos com associados muito importantes, mas pelo fato deles serem muito importantes eles vêm de associações, congregações e entidades que muitas vezes estão no exterior, em outros estados e eles não tem disponibilidade nem física nem de tempo de estarem contribuindo diretamente com a Associação Palavra Viva, e isso para nós criou um vazio, pois temos associados que dão renome para a associação, mas não contribuem. Precisamos então renovar o quadro de associados com pessoas ativas, que possam participar do dia a dia, das reuniões regulares, que possam ter presença constante.

A segunda necessidade são os recursos financeiros. Nós realmente precisamos de patrocínios para esse projeto e para outros que temos, e nós precisamos desses recursos porque todo esse trabalho que nós fazemos e tem um desdobramento muito maior, se tornaria muito mais eficaz e eficiente, se nós pudéssemos contratar um profissional de comunicação para poder fazer um trabalho do dia a dia, sistemático, como, de assessoria de imprensa, contato com os meios de comunicação, contato com os grupos de pessoas que estão atuando no projeto um dia pela paz, para recolher informações, alimentar o site e criar um fluxo de informação entre esses grupos de estão atuando no Um dia pela paz, porque esse evento que vocês estão fazendo, é apenas um pedacinho do projeto, mas amplo, que é o dia pela paz. Esse projeto de educação para a paz é parte de um projeto maior, eu nem diria que é um projeto agora, já é um programa, porque já tem vários desdobramentos. Então nos precisaríamos de fato de um profissional de comunicação que estivesse trabalhando diretamente conosco, articulando essa questão da comunicação que é fundamental nesse momento, e para isso nós precisamos de recursos financeiros.

Por Fernanda Testa

Nenhum comentário:

Postar um comentário