terça-feira, 13 de outubro de 2009

Comunicação e empresas reconhecidas mundialmente

Antes da década de 90, as organizações possuíam apenas uma visão em relação aos seus produtos: a de vendas. Depois desse período, a questão ‘valor de marca’ começou a ganhar ênfase entre os seus públicos. Para Fernando Thompson, o público diante essa nova postura assume uma relação idealista e não mercantilista, com isso visa não apenas o produto em si, mas todos os valores agregados a este.

A questão da sustentabilidade também ganhou ênfase, sendo considerado um dos quesitos mais forte quando se pensa em ‘valor de marca’, já que este mostra como a organização está preocupada com a sociedade ao seu redor, com o seu compromisso social.

Para Thompson, o departamento de comunicação apenas instrumentaliza a organização para que esta funcione de acordo com os seus discursos e que, diante da crise, os profissionais devem encontrar oportunidades ‘baratas’ e eficazes para dar continuidade ao processo comunicacional.

Os desafios das organizações reconhecidas mundialmente, apontados por Thompson, são: atuação em culturas distintas; planejamento e execução com orçamentos pequenos; compreensão e transformação dos desejos de seus públicos em produtos com ‘valor de marca’, para que estes consumam.

Fonte: Frear sim, regredir jamais, Revista Comunicação Empresarial – Ano 19; n.° 72; 2009 – Publicação trimestral da Aberje

Por Jordana Maggio

Um comentário:

  1. Qualquer empresa quando faz seu registro na Junta Comercial assina um Contrato Social. É ali uma das atribições é o retorno que ela pode gerar à sociedade. Responsabilidade social é exatamente isso, pensar o bem público. Não somente diminuir indices de CO2, mas é preciso exercer uma cadeia justa de valor.

    MATEUS

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