Informatizamos o mundo, criamos novas tecnologias e agora surge a dúvida do que, e se, devemos implantá-las.
Jornais, revistas e manuais impressos fazem parte da tradição de muitos setores comunicacionais, eis que surge, nessa era digital, os jornais e informativos via Intranet, displays eletrônicos e blogs corporativos, mas como saberemos qual o mais eficaz?
Jurema Cannataro, jornalista e bacharel em comunicação social, divide em quatro aspectos como os profissionais da área de gestão devem analisar os possíveis canais:
1. Velocidade; hoje a uma demanda, por parte desses públicos, por informações em tempo real. Certamente as mídias digitais ganham ponto nesse item, afinal a informação chega ao público de uma maneira mais rápida.
2. Atratividade; independente do veículo, nós devemos lembrar que deverá ser feito por um profissional que possua conhecimentos para cativar e atrair o público-alvo.
O segundo ponto é que nenhum público pensa ou possui um gosto homogêneo segundo a autora: “ Existem pessoas que fixam mais as informações através da leitura e que preferem textos mais aprofundados. Já outras optam pelo dinamismo, sendo mais estimuladas pelo uso de recursos multimídia (textos, imagens em movimento e som).”
3. Custo; o dinheiro investido em gráfica certamente é maior do que o investido em um jornal digital, por exemplo. Porem devemos considerar o nível dos funcionários, afinal o Brasil ainda tem muita desigualdade, e para muitas pessoas ainda falta o acesso a esses meios eletrônicos. Ainda devemos considerar que se a gráfica é mais cara que o eletrônico, a implantação e a manutenção de uma ilha de computadores dentro da organização seria muito mais caro que a gráfica antes mencionada.
4. Portabilidade; nesse aspecto devemos considerar a facilidade do transporte e do acesso ao meio escolhido.
5. Complementaridade; a fase de transição que vivemos demanda de nós, comunicadores, uma mescla dos meios de comunicação existentes, pois só assim chegaremos a uma comunicação eficaz para todos os nichos de públicos dentro de uma organização.
Concluindo, é imprescindível um plano de comunicação empresarial estratégico e muito bem formulado por comunicadores com alto grau de profissionalismo para se alcançar os públicos alvos.
Por Flávia Martins
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