domingo, 4 de outubro de 2009

Comunicação Institucional: o que é ?


Comunicação institucional é uma modalidade da comunicação integrada e é a responsável pela construção da identidade (seu propósito, seu objetivo) e imagem (o que o público pensa) organizacional. Enfatiza também aspectos relacionados com a missão, visão, valores e filosofia da organização, contribuindo para um desenvolvimento mais eficaz dos atributos do sistema organizacional.

Essa comunicação está relacionada aos aspectos corporativos, visando conquistar a simpatia, confiança, construindo uma identidade/imagem com credibilidade e influencia na sociedade.

A comunicação institucional se aplica em conhecer a organização e compartilhar os seus atributos, e não em uma divulgação organizacional de seus produtos/serviços. Porém possui uma ‘ligação’ com a comunicação mercadológica, uma vez que um bom conceito ou uma boa imagem é necessária para a conquista de nichos de mercado, promovendo e respaldando na sinergia comercial.

Por Jordana Maggio

Fonte: Planejamento de relações públicas na comunicação integrada – Margarida Kunsch; Summus Editora; nova edição.

Um comentário:

  1. O legal é que na prática tudo se mescla, institucional, mercadológica, empresaria, política, todas as comunicações devem ser trabalhada de forma integrada.

    MATEUS

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