terça-feira, 27 de outubro de 2009

Mix da Comunicação – Universidade Metodista

O evento Mix da Comunicação está sendo promovido pela Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista e acontece nos dias 27, 28 e 29 de novembro, com palestras e apresentações de trabalhos da área comunicacional nos períodos matutino, vespertino e noturno.

A palestra de hoje teve como tema “Campanhas de Merchandising Social nas Novelas da TV Globo”, realizada por Márcio Schiavo, diretor da Comunicarte. Schiavo iniciou a palestra com a apresentação de um vídeo que trouxe os principais merchandisings sociais da TV Globo, relacionado com a novela e a época em que foi transmitida.

Merchandising social é a inserção – intencional, sistemática – de questões sociais e mensagens educativas bem definidas em enredos de novelas, minisséries e outros. Este tipo de merchandising fundamenta-se na análise e utilização dos meios de comunicação como suporte para as mensagens e inovações sociais que serão abordadas.

Marcio Schiavo mostrou exemplos que mobilizaram a sociedade como a doação de sangue, aleitamento materno, gestação, leucemia, entre outros. Esses tipos de merchandising trouxeram resultados positivos e por isso cada vez estão crescendo.
Por Jordana Maggio

2 comentários:

  1. No 1º ano do curso, fiz uma mini-monografia sobre Merchandising, me encantei como ele vai além dos que vemos nas paradas do Mais Você e do Hoje em Dia.

    Parabéns pelo post.

    Abs.
    Maira - TheWho/MakeCom

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Maira.

    Acredito que o merchandising está saindo um pouco do tradicionalismo e se tornando uma "ferramenta" importante para determinadas ações.

    Jordana Maaggio

    ResponderExcluir