quarta-feira, 30 de setembro de 2009

E-Training como ferramenta para treinamentos corporativos



O E- training é o aprimoramento do E-Learning para o meio corporativo, e tem como premissa o desenvolvimento das aptidões dos funcionários para melhor aproveitamento no ambiente de trabalho.Com os avanços tecnológicos e a necessidade de redução de custos e logística, muitas empresas preferem realizar seus treinamentos através de recursos on line, possibilitando maior alcance de usuários de diversos lugares em um único tempo real.

Para que esta ferramenta de comunicação corporativa seja eficiente, é fundamental que o E-Training seja interativo e, que apesar de ser um recurso digital, deve estabelecer uma relação próxima entre o treinador e o treinando. Outro ponto importante é a adequação do conteúdo (que dever estar sempre atualizado) ao público dirigido, criando um canal de relacionamento, agregando feedback e informações relacionadas ao assunto do treinamento.


Segundo Ricardo Franco, diretor de Relacionamento e TI da Take 5 (empresa de comunicação corporativa), o E-Training é uma ferramenta maleável, pode ser usada para diversos tipos de treinamentos, e “por ser um canal de comunicação de ‘um para um’, já que o treinando tem o seu login individual reconhecido e faz o treinamento sozinho, ele potencializa as oportunidades de comentários, trazendo para a empresa informações que raramente seriam obtidas em eventos presenciais que exigem a exposição”. Além disso, vale lembrar que a empresa pode mensurar os resultados, acompanhando e analisando o desempenho do funcionário, obtendo assim o retorno do investimento realizado.


Veja a entrevista de Ricardo Franco concedida à revista Você S/A: http://revistavocerh.abril.com.br/noticia/entrevista/conteudo_486464.shtml

Por Luciana Dantas

Um comentário:

  1. Estes cursos são benéficos para a organização em questão de tempo e espaço e o crescimento da ferramenta é uma tendência.

    Interessante essa ferramenta, mas para mim nós de comunicação devemos dar valor 'ao pessoalmente', a interação com o palestrante pode haver virtualmente, mas nada como estar presente, porém temos que nos adaptar a todo tipo de tendência.

    O blog está ficando legal, esotu acompanhando e voltarei mais vezes.

    Boa sorte para toda a equipe.

    Abraços,
    Cibele

    ResponderExcluir