As organizações estão inovando em alguns meios de comunicação interna. Cada vez mais o twitter (microblog) aumenta o seu numero de usuários. Este meio tem como finalidade a transmissão de mensagens claras e curtas, utilizando apenas 140 caracteres. Algumas pessoas utilizam esse meio como uma forma de comunicação empresarial ou, até mesmo, como um ‘big brother’.
Esse microblog fortalece a rede social dentro da organização, já que as mensagens são passadas instantaneamente. O twitter pode vir a acabar com os emails organizacionais, uma vez que é necessário que o usuário acesse sua caixa de emails, e correr o risco, as vezes, de nem receber.
As vantagens do twitter para a comunicação interna são a divulgação de novas campanhas, eventos; atualização do site da empresa e intranet; promoções internas; compartilhamento de informações, noticias e conhecimentos; e motivação para os funcionários com simples frases. Para que tudo isso aconteça, é necessário estar sempre em sincronia com as atividades e o departamento de comunicação.
Como todo meio de comunicação, este também possui desvantagens. O twitter é público, portanto qualquer pessoa pode acessá-lo, ser um seguidor e obter informações sigilosas, caso elas tenham sido postadas. E também nem todos os funcionários possuem acesso à internet e/ou usar a ferramenta.
Um bom serviço como o twitter é o Yammer, que foi especialmente elaborado para empresas. “Yammer é um aplicativo online para empresas e grandes organizações aumentarem a produtividade, gerenciar suas tarefas com mais facilidades e saber o desempenho de cada funcionário, usando o sistema que "segue" os passos de cada membro da comunidade.”. Vale lembrar que o Yammer é privado, pois somente as pessoas da empresa podem acessá-lo.
Agora é só escolher o seu e começar a se comunicar!
Esse microblog fortalece a rede social dentro da organização, já que as mensagens são passadas instantaneamente. O twitter pode vir a acabar com os emails organizacionais, uma vez que é necessário que o usuário acesse sua caixa de emails, e correr o risco, as vezes, de nem receber.
As vantagens do twitter para a comunicação interna são a divulgação de novas campanhas, eventos; atualização do site da empresa e intranet; promoções internas; compartilhamento de informações, noticias e conhecimentos; e motivação para os funcionários com simples frases. Para que tudo isso aconteça, é necessário estar sempre em sincronia com as atividades e o departamento de comunicação.
Como todo meio de comunicação, este também possui desvantagens. O twitter é público, portanto qualquer pessoa pode acessá-lo, ser um seguidor e obter informações sigilosas, caso elas tenham sido postadas. E também nem todos os funcionários possuem acesso à internet e/ou usar a ferramenta.
Um bom serviço como o twitter é o Yammer, que foi especialmente elaborado para empresas. “Yammer é um aplicativo online para empresas e grandes organizações aumentarem a produtividade, gerenciar suas tarefas com mais facilidades e saber o desempenho de cada funcionário, usando o sistema que "segue" os passos de cada membro da comunidade.”. Vale lembrar que o Yammer é privado, pois somente as pessoas da empresa podem acessá-lo.
Agora é só escolher o seu e começar a se comunicar!
Por Vanessa Almeida
Fonte: http://nepo.com.br/2009/08/21/empresa-2-0-twitter-como-arma-de-comunicacao-interna/
Nenhum comentário:
Postar um comentário