A comunicação organizacional se trata do planejamento estratégico implantado dentro de uma empresa a fim de atingir seu público alvo, seja ele interno ou externo, cada qual com seu método.
Definimos o público interno como qualquer pessoa que faça parte da organização diretamente, trabalhando dentro de seus setores, seja ele qual for (limpeza, marketing, comunicação, diretoria, etc.). A comunicação organizacional chega a seu público já definida através de jornal mural, intranet, e-mails internos, eventos, cartas, entre outros instrumentos.
É altamente relevante a comunicação bem transmitida ao público interno, pois é a partir disso que vem a motivação pelo trabalho e maior responsabilidade de cumprir com suas tarefas perante a empresa. Quando a comunicação é bem elaborada, ela acaba se tornando muito mais importante do que a motivação pelo dinheiro, faz com que os funcionários, desde a classe inferior até a presidência, sintam-se parte da empresa, acreditando que o seu cargo desempenhado tem valor.
O público externo tem várias definições, mas iremos tratar do assunto sobre um aspecto geral. A principal influência da comunicação organizacional para com o público externo é prioritariamente desenvolvida para manter ou erguer a imagem de uma organização. Isso se bem elaborada, do contrário se for mal desenvolvida, trás apenas transtornos e má interpretação de seus possíveis clientes. A comunicação para o público externo vem através de propagandas dentro de vários meios de comunicação.
Concluo que empresa alguma viveria em boas condições se a comunicação organizacional fosse mal elaborada ou se não existisse.
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