domingo, 27 de setembro de 2009

O que é comunicação empresarial?


Com base nas aulas da professora Cláudia Rebechi, aprendemos que a comunicação empresarial, também chamada de organizacional, abrange todas as formas de comunicação utilizadas pela empresa para se relacionar e interagir com as pessoas.

Durante o semestre conheceremos as teorias e o conteúdo dos principais estudiosos da área, que são: Torquato do Rego, Margarida Kunsch, Paulo Nassar e Marleone Marchiori.

Os cenários organizacionais desfrutam do processo comunicativo com diferentes perspectivas, entre elas: funcionalista (serve apenas para a transmissão de informações); interpretativa (considera os valores, as culturas e os contextos inter-pessoais) e a crítica (que apesar de quase não aparecer traz as divergências a tona, como por exemplo a luta de classes e a exploração do trabalho).

Podemos também ressaltar que a comunicação organizacional assume diversas dimensões: humana (visa à interação entre as pessoas); estratégica (a mais utilizada atualmente, pois valoriza o planejamento) e a instrumental (você valoriza a transmissão de informação com ênfase na ferramenta).

O fato é que, toda organização precisa se relacionar, interagir e se atualizar conforme demanda a sociedade, ou seja, toda a manutenção de seus valores deve ser baseada no que as pessoas almejam e o modo mais eficaz de se chegar a essas opiniões é por meio do processo comunicativo.


Por Flávia Martins

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