quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Transparência Organizacional

Nos dias de hoje, é muito comum associarmos transparência organizacional à responsabilidade social. Porém, o que de fato quero discutir, está além da questão ambiental e social.
Quando exigimos transparência, não queremos apenas saber os “dados financeiros” de uma empresa, mas na verdade, desejamos seriedade nas informações e, principalmente, acesso a elas.
Para que isso aconteça de maneira idônea, o processo comunicacional deve estar atualizado, abrangendo todos os aspectos que inferem o contexto da realidade organizacional. Também é importante que o canal de comunicação seja interativo, para que tenha reciprocidade das informações entre a organização e seus públicos.
Um grande exemplo que podemos citar aqui, é o blog que a Petrobrás criou em junho desse ano, que apresenta fatos e dados da Companhia e o posicionamento da empresa sobre as questões relativas à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Nesse blog, a estatal possibilita um canal direto com o seu público, reduzindo o fluxo comunicacional e os ruídos gerados através de informações distorcidas.
No mais, vale ressaltar que toda e qualquer informação deve ser divulgada com cautela e transparência, transmitindo segurança e credibilidade para os seus públicos.

Fonte: http://comunicadoruniversitario.blogspot.com/2009/06/o-tal-blog-da-petrobras-transparencia.html e aulas de Comunicação Organizacional, ministrada pela professora Claúdia - Umesp

Por Luciana Dantas

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