segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Os sete pecados da comunicação organizacional

Freqüentemente postamos matérias sobre a importância da comunicação na organização, os modelos de instrumentos utilizados para realização de uma comunicação corporativa eficiente, apresentamos cases para exemplificar estratégias de comunicação, mas afinal, diante de tantas informações para o aprimoramento do nosso trabalho, quais seriam os maiores erros dentro da comunicação corporativa?

Segundo Stever Robbins, presidente da empresa de consultoria VentureCoach.com, os erros mais comuns da comunicação organizacional e que devem ser evitados são:

Anunciar mudanças sem preparação: As mudanças sempre geram resistência das partes afetadas, por isso é necessário um excelente planejamento de comunicação, avaliando o cenário a ser modificado. Deve-se priorizar o contato pessoal nos casos mais delicados, levando-se em conta o impacto emocional dos envolvidos.

Mentir: É preciso ter cautela com as informações confidenciais. Para Robbins, a consistência nas respostas é fundamental, por isso, em vez de mentir, busque a maneira mais plausível para se sobressair das situações indesejadas.

Surpreender-se com a realidade: As notícias ruins refletem conforme a sua propagação, portanto, utilize uma linguagem clara e objetiva, a fim de evitar boatos e ruídos que prejudiquem ainda mais as mensagens desagradáveis.

Subestimar a audiência: Não omite informações na suposição de que os subalternos não vão entender. O seu trabalho é esclarecer e informar os empregados sobre um determinado assunto que é de interesse comum.

Confundir processo com resultado: Evite criar expectativas erradas e aprenda a distinguir o processo do resultado.

Canais inapropriados de comunicação: Tão importante quanto à transmissão da informação, é saber escolher o melhor canal para a comunicação. Não desperdice tempo com instrumentos inapropriados.

Subestimar as omissões: Atente-se a comunicação não-verbal. Ela também é interpretada e julgada conforme o entendimento individual de cada receptor.

Contudo, vale lembrar que diante de tantas mudanças no cenário corporativo e com a rápida dispersão das informações, a comunicação torna-se cada vez mais um elemento frágil e indispensável para a sobrevivência social das pessoas e da organização.

Fonte: http://gecorp.blogspot.com/2009/11/os-sete-erros-da-comunicacao.html

Por Luciana Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário