Os elementos básicos da comunicação organizacional são: fonte, codificador, canal, mensagem, decodificador e receptor. Um novo elemento que é adicionado a esses é o aspecto relacional, que trata do processo relacional entre indivíduos, departamentos e organizações.
O aspecto relacional modifica o cenário interno e externo das organizações, por isso deve ser pensada de uma forma mais dinâmica e contemporânea. Segundo Jean- François Chanlat, cada pessoa possui uma forma de compreender a informação, por isso que cada pessoa compreender a ‘mensagem’ da forma que mais lhe interessar.
As organizações não devem ter a ilusão de que todas as suas atitudes serão vistas como positivas, já que existem aspectos relacionais, condicionamento e a complexidade existem no processo comunicacional.
O processo comunicativo é complexo, por isso que todos os elementos que pertencem ao processo de gestão devem ser analisados, para que as barreiras existentes possam ser ultrapassadas.
Fonte: Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada – Margarida Kunsch
O aspecto relacional modifica o cenário interno e externo das organizações, por isso deve ser pensada de uma forma mais dinâmica e contemporânea. Segundo Jean- François Chanlat, cada pessoa possui uma forma de compreender a informação, por isso que cada pessoa compreender a ‘mensagem’ da forma que mais lhe interessar.
As organizações não devem ter a ilusão de que todas as suas atitudes serão vistas como positivas, já que existem aspectos relacionais, condicionamento e a complexidade existem no processo comunicacional.
O processo comunicativo é complexo, por isso que todos os elementos que pertencem ao processo de gestão devem ser analisados, para que as barreiras existentes possam ser ultrapassadas.
Fonte: Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada – Margarida Kunsch
Por Jordana Maggio
Nenhum comentário:
Postar um comentário