terça-feira, 10 de novembro de 2009

Pesquisa da opinião pública



Uma das principais ferramentas para a construção de uma boa comunicação externa é a pesquisa de opinião pública. Ela nada mais é do que uma pesquisa que visa buscar problemas que criam ruídos na comunicação entre a organização e seus públicos, e as prováveis soluções para os mesmos.

Pra que isso seja possível existem 02 tipos principais de pesquisas que podem ser realizados: quantitativas e qualitativas. No primeiro caso, o estudo busca amostras quantitativas da opinião da sociedade sobre a organização. Já o segundo, busca opiniões divergentes da população com o intuito de achar o ponto em comum entre elas para formular o problema.

Para realizá-las existem diversos meios, dependendo da viabilidade de cada uma. Antigamente elas eram realizadas pessoalmente, porém com as muitas inovações tecnológicas cada vez mais essas pesquisas são realizadas via telefone ou internet.

O que podemos concluir é que a pesquisa da opinião pública é à base de qualquer projeto estratégico desenvolvido dentro de uma organização, pois, através dela são descobertos os ruídos comunicacionais e são elaboradas as hipóteses para sua resolução.

Fonte: http://www.ibope.com.br/calandraWeb/BDarquivos/sobre_pesquisas/pesquisa_opiniao.html

Por Aline Rodrigues

Um comentário:

  1. Para mim a propria pesquisa ja é um ruído. O livro a estrategia do oceano azul questiona 'é interessante terceirizar teus olhos?' ou seja, a pesquisa é aplicada por um terceiro que não é voce e sao as percepçoes dele, os estimulos dele que vao levar às respostas. E tem um professor meu que falava 'é preciso tirar o bundão da cadeira', ou seja, ir lá fora e conhecer.

    MATEUS

    ResponderExcluir