terça-feira, 24 de novembro de 2009

Eles ajudam a construir a empresa


Esse texto fará referência a Edição da Exame “150 melhores empresas para você trabalhar” onde nesse ano de 2009, em meio a crise econômica, essas melhores empresas ofereceram muito a seus funcionários.


Empresas como a Caterpillar, Volvo, Sama, entre outras ultrapassam o benéfico monetário e chegaram a planos estratégicos que visam uma valorização e motivação dos funcionários, sempre alinhando os objetivos organizacionais aos planos de comunicação organizacional.


De uma maneira geral os funcionários pesquisados dizem “vestir a camisa” da organização e se orgulham da maneira como a empresa se relaciona e interage com todos os seus públicos – tanto eles, funcionários, quanto clientes.


Os empregados estão satisfeitos também porque essas grandes empresas sabem como suprir aquilo que eles mais esperam, mas como tudo pode melhorar, as pesquisas realizadas mostraram que o que mais desmotiva os funcionários é a falta de feedback sincero por parte da chefia, de incentivo para a troca de conhecimento entre os pares e de critérios claros para promoção.


Concluindo, empresas que buscam um espírito de equipe e uma melhoria no ambiente trabalhista de seus funcionários recebem como resultado uma identificação maior, ressaltando que sempre há a possibilidade de um crescimento e essa organização só chegará a excelência quando assumir e valorizar os feedbacks e as informações objetivas evidenciando a importância de uma comunicação integrada para tal resultado.


Finalizo citando uma frase de Guilherme, funcionário há 18 anos da Volvo: “O que mais encanta na Volvo são seus valores e a crença de que as pessoas fazem realmente a diferença. Identidade que gera crescimento para os dois lados.”


Fonte: VocêS/A - Exame 2009 - 150 melhores empresas para você trabalhar


Por Flávia Martins

2 comentários:

  1. Sobre cultura organizacional. Hoje assisti palestra em que foi citado a frase 'não temos medo de mudança, de inovar, temos medo é de despedida'. Ou seja, como planejar e executar uma mudança no ambiente da organização? Trabalhando não a mudança em si, mas o processo de transposição de um velho para um novo sistema.

    MATEUS

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  2. Mateus, como voce mesmo disse uma mudança planejada, estudada, pesquisada e lógico bem explicada para os funcionários e públicos em geral julgo que não deve ser temida de maneira alguma, pois pode ser que gere uma "despedida" mas pode tambem ser que resulte em uma "promoção"

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