Uma das características que as empresas mais têm valorizado em um profissional é a capacidade de inovação. De acordo com Marcos Cavalcanti, coordenador do Centro de Referência em Inteligência Empresarial da UFRJ, esse perfil inovador não significa invenção, mas, uma junção de criatividade e empreendorismo.
Esse anseio das organizações por inovação, para se manterem atualizadas, é reflexo da velocidade das transformações do mercado, entretanto, as empresas têm um grande desafio pela frente: harmonizar o conflito de gerações.
O conservadorismo dos executivos que cresceram no pós-guerra e a ousadia dos jovens da geração Y condicionam as empresas a encontrarem um ponto de equilíbrio entre as diferentes visões de mundo e os conflitos de ideias.
Segundo Gilberto Guimarães, diretor-geral da BPI do Brasil, “Se antes o modelo organizacional era baseado na rigidez hierárquica, hoje os jovens têm mais dificuldade de reconhecer uma liderança e isso pode ser prejudicial para todos”. Esse tipo de comportamento é resultado da bagagem cultural e educacional adquirida por cada pessoa em uma determinada fase da sua vida, como por exemplo, os jovens, “que têm muita pressa para crescer e, como num jogo de videogame, às vezes só falta perguntar qual é o monstro que precisam matar para ser promovidos", afirma Maíra Habimorad, diretora de desenvolvimento da Companhia de Talentos.
Para que essas desigualdades não interfiram nos negócios e não afete o funcionamento da corporação, Maíra adverte: "O ideal é conciliar pessoas com formações completamente diferentes e extrair o que cada uma tem de melhor a oferecer, sem anular habilidades nem gerar frustrações".
No mais, as empresas deveriam tirar maior proveito dessa miscelânea intelectual e cultural, pois devido a imprevisibilidade do mercado, não podemos dispensar as experiências profissionais dos veteranos.
Fonte:http://www.terra.com.br/istoedinheiro/edicoes/633/conflito-de-geracoes-empresas-enfrentam-o-desafio-de-conciliar-o-156665-1.htm
http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2007/08/21/297353753.asp
Esse anseio das organizações por inovação, para se manterem atualizadas, é reflexo da velocidade das transformações do mercado, entretanto, as empresas têm um grande desafio pela frente: harmonizar o conflito de gerações.
O conservadorismo dos executivos que cresceram no pós-guerra e a ousadia dos jovens da geração Y condicionam as empresas a encontrarem um ponto de equilíbrio entre as diferentes visões de mundo e os conflitos de ideias.
Segundo Gilberto Guimarães, diretor-geral da BPI do Brasil, “Se antes o modelo organizacional era baseado na rigidez hierárquica, hoje os jovens têm mais dificuldade de reconhecer uma liderança e isso pode ser prejudicial para todos”. Esse tipo de comportamento é resultado da bagagem cultural e educacional adquirida por cada pessoa em uma determinada fase da sua vida, como por exemplo, os jovens, “que têm muita pressa para crescer e, como num jogo de videogame, às vezes só falta perguntar qual é o monstro que precisam matar para ser promovidos", afirma Maíra Habimorad, diretora de desenvolvimento da Companhia de Talentos.
Para que essas desigualdades não interfiram nos negócios e não afete o funcionamento da corporação, Maíra adverte: "O ideal é conciliar pessoas com formações completamente diferentes e extrair o que cada uma tem de melhor a oferecer, sem anular habilidades nem gerar frustrações".
No mais, as empresas deveriam tirar maior proveito dessa miscelânea intelectual e cultural, pois devido a imprevisibilidade do mercado, não podemos dispensar as experiências profissionais dos veteranos.
Fonte:http://www.terra.com.br/istoedinheiro/edicoes/633/conflito-de-geracoes-empresas-enfrentam-o-desafio-de-conciliar-o-156665-1.htm
http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2007/08/21/297353753.asp
Por Luciana Dantas
Ontem assisti palestra de Niels Plaeging, autor do livro "Liderando com Metas Flexíveis, ele falou q não temos medo de mudança e sim de despedidas. Por isso muitas vezes entramos nesta zona de conforto.
ResponderExcluirMATEUS
Estou com vaga aberta na www.editorajbc.com.br para Assistente de Comunicação Interna. Caso tenham interesse em participar do processo seletivo, favor enviar email para comunica_jbc@yahoo.com.br
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