Estudantes de comunicação aprendem desde o primeiro semestre o paradigma informacional, caracterizado pela bipolarização (emissor e o receptor), o canal, o contexto, a mensagem e o feedback, mas poucos sabem da importância do modelo de interação comunicacional dialógica, proposto por Oliveira (2002) em sua tese de doutorado.
Esse “novo” modelo evidencia a idéia de dialogicidade no processo comunicacional onde o receptor perde a passividade e assume a função de interlocutor ativo, interessado e disposto a construir um sentido. Segundo Ivone Oliveira e Maria Paula “No espaço comum, a partir da troca de visões e experiências, torna-se possível a negociação e o entendimento”.
Nota-se na imagem que a interação pode ocorrer entre dois ou vários interlocutores (acionistas, trabalhadores, concorrentes, governo, imprensa...) ao mesmo tempo. Devemos destacar também que a linha pontilhada demonstra que o espaço não é fixo, e se um público argumenta e debate melhor que outro ele conquista uma ampliação de seu local.
Concluindo o modelo de interação comunicacional dialógica mostra toda a complexidade do processo de comunicação, porém nos expõe todas as contradições, idéias e opiniões advindas dos interlocutores que possibilitarão a empresa agregar o valor necessário para satisfazer e entender seus públicos.
Fonte: O que é comunicação estratégica nas organizações ?
Autoras: Ivone de Lourdes Oliveira e Maria Aparecida de Paula
Editora: Paulus
Edição: 2ª edição, 2008
Por Flávia Martins
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