sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Internet no Ambiente de Trabalho


Uma pesquisa publicada no Valor Econômico no dia 09/11/2009 trouxe resultados interessantes sobre empregados que possuem acesso livre a internet durante o expediente.

Os brasileiros passam em média 23 minutos por dia conectados em páginas que nada tem a ver com o trabalho, mas nos comparando aos mexicanos (84 minutos) essa média nem assusta.

Segundo Rafael Sigollo “Se por um lado as empresas temem uma possível perda de produtividade, por outro é impossível ignorar que ferramentas como Twitter já estão inseridas no próprio trabalho” .

Na Yahoo, a diretora de RH Carolina Borghi, afirma que a restrição aos novos canais é impossível, mas que podem desaconselhar alguns sites para evitar vírus e situações desagradáveis.

Outros grandes empresários como Luis Urso, gerente de TI da Eli Lilly, buscaram outras alternativas e segundo ele a empresa passou a regular os horários de acesso a sites de relacionamento.

O fato é que em corporações onde a excelência comunicacional é tão buscada e sites estrategicamente montados, não podemos privar nossos funcionários de compartilharem de nossos resultados, mas concordando com Carolina Borghi, devemos recomendar ensinar e contar com o apoio e a maturidade de nossos colaboradores.

Fonte: SIGOLLO, Rafael. Funcionários não conseguem se desconectar. Valor Econômico, São Paulo, 09 nov. 2009. Eu & Carreira, Caderno 1, p.8.

Por Flávia Martins

2 comentários:

  1. Infelizmente sim, as organizações estão cada vem mais limitando os sites que os funcionários devem entrar, até pq eles têm medo de que informações do sistema da empresa sejam 'rakeadas'.
    Mas isso será trabalhado com o tempo, quando as organzizações ganharem confiança na rede.

    Abraços,
    Belle

    ResponderExcluir
  2. Esperamos que sim, pois apesar do medo que move a maioria dessas empresas já possuimos outras (como as citadas no post) que buscam essa liberdade!

    Obrigada pelo comentário Belle

    ResponderExcluir