terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Identidade organizacional

Identidade organizacional é um conjunto de valores básicos e características, como comunicação, produtos, atribuições, que projeta a verdadeira personalidade da organização.

A identidade se desenvolve através de um conjunto de princípios: comportamento, comunicação, simbolismo e personalidade. O comportamento, a comunicação e o simbolismo estão ligados a formas concretas de como são construídas essa identidade. Já a personalidade advém das intenções e reações que a organização possuem em relação ao meio interno e externo.

Porém existe uma diferença, do qual as organizações se confundem. Identidade e imagem são apresentações diferentes. Identidade é o verdadeiro (como dito antes) e imagem é o simbólico, aquilo que a opinião publica pensa dela.

Por isso que a construção de uma identidade forte gera um imagem também forte, pois há coerência entre o comportamento e a sua comunicação, por meio de ações estratégicas que visem a formação de uma personalidade verdadeira e diferencial.

Fonte: KUNSCH, Margarida. Planejamento de Relações Públicas na comunicação integrada. Ed. rev., atual e ampl. São Paulo: Summus, 2003.

Por Jordana Maggio

Nenhum comentário:

Postar um comentário