sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

A hora da demissão




Acredito que uma das tarefas mais difíceis para os gestores é ter que demitir um funcionário, principalmente quando o demitido tem um bom relacionamento com o chefe.

Por mais que esse ato pareça simples, algumas medidas preventivas ajudam a tornar esse momento mais tranquilo e menos doloroso. Sendo assim, algumas dicas são muito úteis para amenizar o processo de demissão.

Antes de divulgar para o funcionário a sua demissão, é imprescindível que o gestor solicite ao departamento de Recursos Humanos toda a documentação necessária para a realização desse procedimento. Por mais que o gestor conheça o funcionário há muito tempo, ele não sabe realmente qual será a sua reação ao ser comunicado, por isso, é importante reconhecer o contexto sem desconsiderar as emoções do demitido, lembrando que pressão e stress alteram o comportamento de qualquer um.

O momento mais importante e delicado é na hora de comunicar essa decisão. Transmitir a informação com clareza e objetividade evita conflitos e discussões desnecessárias, porém, caso isso venha a acontecer, é bom estar psicologicamente preparado e com uma boa dose de paciência. Vale ressaltar também, que o excesso de desculpas e elogios só alimentarão questionamentos, e esta não é a melhor forma para atenuar a situação.

Passada a turbulência do processo de demissão, cabe ao gestor comunicar abertamente a toda a equipe sobre tal decisão, sem entrar em muitos detalhes sobre o demitido, diminuindo assim as chances de ruídos dentro da organização. Além do mais, é importante que o gestor faça uma reflexão sobre o ocorrido, mesmo porque essa não será a última decisão profissional de sua vida, e, para esses casos , o planejamento comunicacional deve ser infalível.

Fonte: http://ogerente.com/congestionado/2006/12/05/como-demitir-um-funcionario/

Por Luciana Dantas


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