quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Dimensões dos papéis de Relações Públicas


Existem três dimensões que o profissional de Relações Públicas pode exercer: operacional ou técnica, gerencial e estratégica.


A dimensão operacional é responsável pelas atividades técnicas que faz a dispersão da comunicação. É executada por iniciantes da profissão, pois falta maturidade e conhecimento para a gestão estratégica.


Na dimensão gerencial o relações públicas faz a comunicação da organização com os públicos de interesse, cuida do planejamento, execução e avaliação dos resultados da comunicação. Precisa ter domínio das atividades técnicas , analise de cenário e habilidades de leitura. Mas não participa nas tomadas de decisão estratégicas da organização.


Dimensão estratégica, é uma atividade essencial para uma boa atuação da organização. O estrategista participa das tomadas de decisões, assessora a alta direção, responsável pelas politicas e diretrizes da comunicação.

Por Vanessa Almeida

GRUNIG, J. E.; FERRARI, M. A.; FRANÇA, F. Relações Públicas: teoria, contexto e relacionamentos. São Paulo: Difusão, 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário