segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Despedida

Caros leitores,

O semestre acaba e com ele nossa missão estudantil de divulgar todos os dias alguma nova informação sobre este universo tão amplo da comunicação organizacional. Esperamos ter acrescentado alguns novos conhecimentos e novas visões desta ciência tão complexa.

Podemos dizer que a criação do Mais Integração nos trouxe uma grande experiência e se tornou uma fonte rica de informações sobre a comunicação e suas vertentes. Além disso, adquirimos um grande aprendizado através dos comentários e das informaçaões passadas por vocês, leitores.

Nos despedimos hoje com a certeza de termos feito um bom trabalho, e sabendo que a comunicação organizacional não pode ser definida como simples e exata, pois existem várias maneiras de vê-la.

Por último gostariamos de fazer três agradecimentos especiais: Primeiramente a professora Claúdia N. Rebechi, nossa mentora neste projeto, depois a todos que participaram do III semestre de Relações Públicas de 2009, nos apoiando e tentando realizar o melhor trabalho possível, e por último a nossos leitores que tornaram mais interativa a nossa missão deste semestre.


A Mais Integração agradece a compania de todos nestes meses.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Responsabilidade social institucional


Graças à instauração e avanço do capitalismo, as empresas buscam incansavelmente por lucros cada vez maiores, e acabam muitas vezes esquecendo-se da necessidade da preservação do meio ambiente.


Recentemente surgiu o conceito de responsabilidade social incorporada aos negócios, o que fez com que as empresas se preocupassem e se tornassem mais corretas em seus atos, o que acarretou não só em melhorias para a natureza, mas também trouxe lucros as empresas.


Para uma organização ter responsabilidade social, é preciso ser plural (comunicar-se com todos os stakeholders do negócio, para alcançar a legitimidade social), distributiva (a responsabilidade social deve aplicar-se a toda cadeia produtiva, e não só ao produto final), sustentável (ter atitudes responsáveis com o meio ambiente e com a sociedade), e transparente (comunicar a todos as posturas e atitudes tomadas pela empresa).

Fonte: http://www.responsabilidadesocial.com/institucional/institucional_view.php?id=1


Por Fernanda Testa

sábado, 5 de dezembro de 2009

Como somos vistos? A importância do feedback.


Na área de comunicação, feedback é a informação dada por um público após algum processo comunicacional e devemos ressaltar, que esse recurso está presente em instituições que praticam um modelo informacional de mão dupla.
O feedback ou a retroalimentação fornece dados a uma pessoa ou organização ajudando-o a melhorar seu desempenho no sentido de atingir seus objetivos, afinal é só através do olhar do nosso público que podemos avaliar nosso desempenho, a atmosfera de trabalho, se existe rigidez nos procedimentos, se existe confiança no líder, se existe maturidade no grupo, etc.
Temos que nos atentar as barreiras que ocorrem nessa parte do processo, muitos públicos não comunicam simplismente porque nao existem canais que os permita isso ou ate mesmo porque a resposta chega tão distorcida que desconsideram a importancia do feedback.

Devemos utilizar essa retroalimentação objetivando reorientar, reprimir e estimular ações antes feitas e lógico buscando maximizar o desempenho da organização.


Concluindo, o feedback é tão importante quanto a transmissão da informação em si, pois é só utilizando esse recurso que descobriremos se o que pretendiamos mostrar realmente foi entendido e principalmente se foi aprovado.

Fonte:

http://www.umtoquedemotivacao.com/motivacao/feedback-o-que-e-3

http://ocappuccino.blogspot.com/




Por: Flavia Martins

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

A hora da demissão




Acredito que uma das tarefas mais difíceis para os gestores é ter que demitir um funcionário, principalmente quando o demitido tem um bom relacionamento com o chefe.

Por mais que esse ato pareça simples, algumas medidas preventivas ajudam a tornar esse momento mais tranquilo e menos doloroso. Sendo assim, algumas dicas são muito úteis para amenizar o processo de demissão.

Antes de divulgar para o funcionário a sua demissão, é imprescindível que o gestor solicite ao departamento de Recursos Humanos toda a documentação necessária para a realização desse procedimento. Por mais que o gestor conheça o funcionário há muito tempo, ele não sabe realmente qual será a sua reação ao ser comunicado, por isso, é importante reconhecer o contexto sem desconsiderar as emoções do demitido, lembrando que pressão e stress alteram o comportamento de qualquer um.

O momento mais importante e delicado é na hora de comunicar essa decisão. Transmitir a informação com clareza e objetividade evita conflitos e discussões desnecessárias, porém, caso isso venha a acontecer, é bom estar psicologicamente preparado e com uma boa dose de paciência. Vale ressaltar também, que o excesso de desculpas e elogios só alimentarão questionamentos, e esta não é a melhor forma para atenuar a situação.

Passada a turbulência do processo de demissão, cabe ao gestor comunicar abertamente a toda a equipe sobre tal decisão, sem entrar em muitos detalhes sobre o demitido, diminuindo assim as chances de ruídos dentro da organização. Além do mais, é importante que o gestor faça uma reflexão sobre o ocorrido, mesmo porque essa não será a última decisão profissional de sua vida, e, para esses casos , o planejamento comunicacional deve ser infalível.

Fonte: http://ogerente.com/congestionado/2006/12/05/como-demitir-um-funcionario/

Por Luciana Dantas


quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Dimensões dos papéis de Relações Públicas


Existem três dimensões que o profissional de Relações Públicas pode exercer: operacional ou técnica, gerencial e estratégica.


A dimensão operacional é responsável pelas atividades técnicas que faz a dispersão da comunicação. É executada por iniciantes da profissão, pois falta maturidade e conhecimento para a gestão estratégica.


Na dimensão gerencial o relações públicas faz a comunicação da organização com os públicos de interesse, cuida do planejamento, execução e avaliação dos resultados da comunicação. Precisa ter domínio das atividades técnicas , analise de cenário e habilidades de leitura. Mas não participa nas tomadas de decisão estratégicas da organização.


Dimensão estratégica, é uma atividade essencial para uma boa atuação da organização. O estrategista participa das tomadas de decisões, assessora a alta direção, responsável pelas politicas e diretrizes da comunicação.

Por Vanessa Almeida

GRUNIG, J. E.; FERRARI, M. A.; FRANÇA, F. Relações Públicas: teoria, contexto e relacionamentos. São Paulo: Difusão, 2009

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Dia do RELAÇÕES PÚBLICAS


A profissão que foi regulamentada em 1968 tem como principais funções: orientar organizações públicas e privadas a favor da opinião pública, promover a integração de tal organização para a comunidade, assessorar no ato de resolver problemas que influam a opinião publica, planejamento e execução de campanhas comunicacionais entre outras atividades que envolva a organização e seus diversos públicos.

De acordo com James E. Grunig

“Relações Públicas exerce uma função estratégica importante nas organizações modernas ao planejar e executar sua comunicação e seus relacionamentos com os mais diversos públicos. Daí a necessidade que tem as organizações de oferecer ao profissional de Relações Públicas condições adequadas para ser bem sucedido na sua função em benefício da própria organização”.

O dia do Relações Públicas foi criado na Associação Brasileira de Relações Públicas pelo professor Cândido Teobaldo de Souza Andrade.

Então hoje 02 de dezembro comemoramos nossa futura profissão com muito orgulho e parabéns a todos os profissionais já atuantes na área.


Fonte:
http://www.abrpnacional.com.br/
http://www.sinprorp.org.br/Relacoes_Publicas/relacoes.htm


por: Felipe Rosa


terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Identidade organizacional

Identidade organizacional é um conjunto de valores básicos e características, como comunicação, produtos, atribuições, que projeta a verdadeira personalidade da organização.

A identidade se desenvolve através de um conjunto de princípios: comportamento, comunicação, simbolismo e personalidade. O comportamento, a comunicação e o simbolismo estão ligados a formas concretas de como são construídas essa identidade. Já a personalidade advém das intenções e reações que a organização possuem em relação ao meio interno e externo.

Porém existe uma diferença, do qual as organizações se confundem. Identidade e imagem são apresentações diferentes. Identidade é o verdadeiro (como dito antes) e imagem é o simbólico, aquilo que a opinião publica pensa dela.

Por isso que a construção de uma identidade forte gera um imagem também forte, pois há coerência entre o comportamento e a sua comunicação, por meio de ações estratégicas que visem a formação de uma personalidade verdadeira e diferencial.

Fonte: KUNSCH, Margarida. Planejamento de Relações Públicas na comunicação integrada. Ed. rev., atual e ampl. São Paulo: Summus, 2003.

Por Jordana Maggio