quarta-feira, 30 de setembro de 2009

E-Training como ferramenta para treinamentos corporativos



O E- training é o aprimoramento do E-Learning para o meio corporativo, e tem como premissa o desenvolvimento das aptidões dos funcionários para melhor aproveitamento no ambiente de trabalho.Com os avanços tecnológicos e a necessidade de redução de custos e logística, muitas empresas preferem realizar seus treinamentos através de recursos on line, possibilitando maior alcance de usuários de diversos lugares em um único tempo real.

Para que esta ferramenta de comunicação corporativa seja eficiente, é fundamental que o E-Training seja interativo e, que apesar de ser um recurso digital, deve estabelecer uma relação próxima entre o treinador e o treinando. Outro ponto importante é a adequação do conteúdo (que dever estar sempre atualizado) ao público dirigido, criando um canal de relacionamento, agregando feedback e informações relacionadas ao assunto do treinamento.


Segundo Ricardo Franco, diretor de Relacionamento e TI da Take 5 (empresa de comunicação corporativa), o E-Training é uma ferramenta maleável, pode ser usada para diversos tipos de treinamentos, e “por ser um canal de comunicação de ‘um para um’, já que o treinando tem o seu login individual reconhecido e faz o treinamento sozinho, ele potencializa as oportunidades de comentários, trazendo para a empresa informações que raramente seriam obtidas em eventos presenciais que exigem a exposição”. Além disso, vale lembrar que a empresa pode mensurar os resultados, acompanhando e analisando o desempenho do funcionário, obtendo assim o retorno do investimento realizado.


Veja a entrevista de Ricardo Franco concedida à revista Você S/A: http://revistavocerh.abril.com.br/noticia/entrevista/conteudo_486464.shtml

Por Luciana Dantas

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Eficiência da Comunicação organizacional

Com base em todas as aulas assistidas e ligando todas as matérias deste 3ª semestre de relações públicas, consegui ter uma visão mais ampla de quais as funcionalidades da comunicação para uma organização.

Quando temos uma empresa com a área de comunicação avançada, todos os planos para o rendimento daquela empresa acabam se tornando mais fáceis, os setores se comunicam entre si, evidenciando suas necessidades, responsabilidades e podem também auxiliar, com maior facilidade, outras áreas envolvidas em seus projetos.

Os setores dependem muito um do outro (são interdependentes) e quando um deles não esta a par das situações prejudica todo o resto, não atendendo as demandas e deixando o rendimento abaixar.

Tive esta visão, a partir do projeto que será o foco deste semestre, tal que depende da comunicação entre todos os grupos, que só foi recorrida em caso de urgência. Pode ser que minha visão do momento tenha sido erronia, porém me fez avaliar que a comunicação entre os departamentos é primordial dentro de qualquer organição.

Por Felipe Rosa

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A aplicação do endomarketing nas organizações

O endomarketing é uma vertente do marketing convencional que tenta buscar novas estratégias comunicacionais voltada para o público interno de uma instituição. Através disso, a empresa tenta convencer seus funcionários da qualidade do produto e/ou serviço , fazendo com que os mesmos acreditem completamente nas informações passadas.

Esse processo faz com que os funcionários das organizações defendam a empresa, tornando-os a favor dos objetivos traçados pela mesma, desenvolvendo um alto nível de comprometimento de todos.

O endomarketing está ligado a outras áreas de uma empresa, como o setor de Recursos Humanos. É este que checa até que ponto os funcionários estão envolvidos com a organização e quais os pontos que podem ser melhorados. Além disso, também é o RH que visa quais as melhores formas de aplicar este sistema comunicacional, levando em conta que o público alvo tende a ter diversas variações comportamentais.

Dessa maneira vemos que o endomarketing tem como principal ponto o atendimento e o convencimento dos clientes. Por esse motivo, o mesmo deve ser bem estruturado para que todos seus funcionários tenham o mesmo nível de conhecimento dos produtos e/ou serviços prestados pela organização, independente do setor em que trabalhem.
Por Aline Rodrigues

domingo, 27 de setembro de 2009

O que é comunicação empresarial?


Com base nas aulas da professora Cláudia Rebechi, aprendemos que a comunicação empresarial, também chamada de organizacional, abrange todas as formas de comunicação utilizadas pela empresa para se relacionar e interagir com as pessoas.

Durante o semestre conheceremos as teorias e o conteúdo dos principais estudiosos da área, que são: Torquato do Rego, Margarida Kunsch, Paulo Nassar e Marleone Marchiori.

Os cenários organizacionais desfrutam do processo comunicativo com diferentes perspectivas, entre elas: funcionalista (serve apenas para a transmissão de informações); interpretativa (considera os valores, as culturas e os contextos inter-pessoais) e a crítica (que apesar de quase não aparecer traz as divergências a tona, como por exemplo a luta de classes e a exploração do trabalho).

Podemos também ressaltar que a comunicação organizacional assume diversas dimensões: humana (visa à interação entre as pessoas); estratégica (a mais utilizada atualmente, pois valoriza o planejamento) e a instrumental (você valoriza a transmissão de informação com ênfase na ferramenta).

O fato é que, toda organização precisa se relacionar, interagir e se atualizar conforme demanda a sociedade, ou seja, toda a manutenção de seus valores deve ser baseada no que as pessoas almejam e o modo mais eficaz de se chegar a essas opiniões é por meio do processo comunicativo.


Por Flávia Martins

sábado, 26 de setembro de 2009

A conquista dos público de uma organização.

A comunicação organizacional pode ser expressa de diversas maneiras. Um ponto pouco explorado é o encantamento que a mesma causa em seus clientes. Além de todo planejamento estratégico e processos comunicacionais desenvolvidos, é necessário conquistar.

Primeiro é preciso buscar formas de interação entre todos os funcionários e seus escalões para que estes se desenvolvam de forma condizente com a existência de uma ética e cortesia entre todos os associados. É necessário mais do que motivações financeiras para ter um funcionário satisfeito com seu trabalho.

Com os diversos tipos de motivação aplicados, o trabalhador sente-se mais a vontade para “vender” os serviços ou produtos de sua empresa para seu rol de contatos, iniciando a conquista do público externo de uma organização através do famoso “boca a boca”. Este tipo de comunicação é o que mais atraí a confiança dos clientes, tornando-se assim o mais eficiente e bem quisto pelas organizações.

Neste ponto, o papel da empresa é selecionar seu público alvo e criar ações de marketing para envolver cada vez mais o público desejado. O papel do relações-públicas nesse momento é o de levar os desejos do target para a empresa e vice e versa, criando assim facilidades para a existência de uma comunicação de duas mãos.

Mediante tal situação, fica cada vez mais evidente a implantação de serviços comunicacionais nas empresas buscando formas e meios de envolver seus públicos em sua missão, tornando a imagem da mesma mais próxima de todos.
Aline Rodrigues

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A importância da comunicação nas organizações



A comunicação interna e/ou administrativa dispõe de muitos meios para disseminar as informações que abrangem o cenário organizacional. Ferramentas como house organs, press release, boletins, folhetos, são apenas alguns recursos utilizados para a realização da comunicação, porém se não forem trabalhados de maneira correta podem perder o sentido da sua existência.

Segundo José Cerqueira Filho, em “Comunicação não é analgésico”, o profissional de comunicação tem que ter capacidade suficiente para conhecer, diagnosticar e compreender a realidade do mercado, apontando falhas e buscando soluções para os problemas que transcorrem na organização. Para que isso aconteça de forma eficaz, o comunicador dever estar vinculado aos principais líderes da empresa, tendo acesso a todas as informações possíveis para evitar que qualquer tipo de ruído interfira no processo comunicacional.

Analisando esse contexto, o autor também ressalta a necessidade de interação com os canais e as redes informais, e adverte que é preciso ouvir com atenção as manifestações transmitidas por esses meios, pois “são eles que exteriorizam com maior ou menor gravidade os problemas comunicacionais que eventualmente estejam ocorrendo na empresa”.

Sendo assim, cabe ao profissional de comunicação processar as informações absorvidas e adotar um critério estratégico para a divulgação dessas notícias, priorizando as informações de caráter qualitativo, para que assim elas possam acompanham as mudanças que acontecem no ambiente organizacional.

Por Luciana Dantas

Fonte: Comunicação não é analgésico - José Cerqueira Filho

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Planejamento estratégico


O século XX é marcado pelas grandes e inúmeras transformações na sociedade, influenciando ou até mesmo modificando o aspecto social, político, econômico e tecnológico. A globalização é a responsável principal por essas modificações tanto no âmbito social como organizacional.

A comunicação excelente é a aquela administrada estrategicamente, de forma simétrica de duas mãos, que como resultado alcança os objetivos e equilibra as necessidades presentes com os seus principais públicos.

O planejamento estratégico ocorre dentro das organizações num contexto amplo e complexo, que implica num estudo dos cenários com transformações sociais, políticas e econômicas e através deste conseguir traçar o perfil organizacional.

As relações públicas possuem um papel de planejamento e manutenção das relações entre organização e seus públicos, considerada uma atividade que assessora a administração estratégica ou a alta administração. Por isso, o seu departamento é uma forte contribuição para a efetividade da organização, uma fonte de informação antes da tomada de decisões, assim como auxiliador na construção de seus relacionamentos.

O planejamento estratégico dever ser baseado nos princípios ou atributos da comunicação excelente, priorizando a visão estratégica, assumindo características de valores e objetivos.

Por Jordana Maggio

Fonte: Planejamento estratégico para a excelência da comunicação – Margarida Kunsch

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Comunicação interna via twitter ?


As organizações estão inovando em alguns meios de comunicação interna. Cada vez mais o twitter (microblog) aumenta o seu numero de usuários. Este meio tem como finalidade a transmissão de mensagens claras e curtas, utilizando apenas 140 caracteres. Algumas pessoas utilizam esse meio como uma forma de comunicação empresarial ou, até mesmo, como um ‘big brother’.

Esse microblog fortalece a rede social dentro da organização, já que as mensagens são passadas instantaneamente. O twitter pode vir a acabar com os emails organizacionais, uma vez que é necessário que o usuário acesse sua caixa de emails, e correr o risco, as vezes, de nem receber.

As vantagens do twitter para a comunicação interna são a divulgação de novas campanhas, eventos; atualização do site da empresa e intranet; promoções internas; compartilhamento de informações, noticias e conhecimentos; e motivação para os funcionários com simples frases. Para que tudo isso aconteça, é necessário estar sempre em sincronia com as atividades e o departamento de comunicação.

Como todo meio de comunicação, este também possui desvantagens. O twitter é público, portanto qualquer pessoa pode acessá-lo, ser um seguidor e obter informações sigilosas, caso elas tenham sido postadas. E também nem todos os funcionários possuem acesso à internet e/ou usar a ferramenta.

Um bom serviço como o twitter é o Yammer, que foi especialmente elaborado para empresas. “Yammer é um aplicativo online para empresas e grandes organizações aumentarem a produtividade, gerenciar suas tarefas com mais facilidades e saber o desempenho de cada funcionário, usando o sistema que "segue" os passos de cada membro da comunidade.”. Vale lembrar que o Yammer é privado, pois somente as pessoas da empresa podem acessá-lo.

Agora é só escolher o seu e começar a se comunicar!

Por Vanessa Almeida

Fonte: http://nepo.com.br/2009/08/21/empresa-2-0-twitter-como-arma-de-comunicacao-interna/

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Evolução da área de comunicação organizacional no Brasil


Com base nas aulas de Comunicação Organizacional do terceiro semestre de Ralações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo, ministradas pela professora Claudia Nociolini Rebechi, pudemos aprender a trajetória que a comunicação percorreu para evoluir e crescer, até os dias de hoje.

Entre 1950 a 1970 a comunicação começou a dar grandes passos e crescer perante a sociedade, mostrando assim a sua grande importância. Foram criados os primeiros cursos profissionalizantes de Relações Públicas no país, o que auxiliou na expansão dos departamentos dessa área nas empresas, principalmente nas multinacionais estrangeiras que haviam entrado no Brasil, graças aos benefícios oferecidos caso instalassem suas organizações aqui.

Para buscar novos direitos, reconhecimento e capacitação profissional, foram criadas também a ABRP (Associação Brasileira de Relações Públicas) e a ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), que criaram muitas coisas relevantes para a profissão, como alguns cursos livres, e a legitimação de RP como profissão.

Para finalizar as décadas citadas a cima, mostrando que realmente houve um grande êxito na profissão, em 1973 foi apresentada a primeira tese de doutorado na área de comunicação no Brasil, pelo Torquatro do Rego.

Na década de 1980, o país se viu livre da ditadura militar que estava ocorrendo nos períodos passados, e pode novamente redemocratizar e reabrir a política. Um marco para a comunicação organizacional ocorreu em 1985, quando a Rhodia, como pioneira, viu a importância e a necessidade de planejar a comunicação, realizando o “Plano de Comunicação Social”.

Por fim, nas décadas de 1990 e 2000, com certeza houve um crescimento estrondoso, e a cima de tudo, um maior reconhecimento da profissão, que pode ser medido, por exemplo, pelos diversos exemplares de livros da área que foram publicados.

A globalização vem trazendo diversos meios de comunicação que tem alcance, poder e influência em todo mundo. A concorrência está cada vez mais abalizada, e os clientes mais exigentes. A comunicação deve, portanto ter uma visão cada vez mais estratégica, que analise os contextos internos e externos da organização para que planeje de forma eficaz uma comunicação que será útil e relevante para todas as pessoas envolvidas com a organização.

Por Fernanda Testa

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Comunicação Organizacional para o público


A comunicação organizacional se trata do planejamento estratégico implantado dentro de uma empresa a fim de atingir seu público alvo, seja ele interno ou externo, cada qual com seu método.

Definimos o público interno como qualquer pessoa que faça parte da organização diretamente, trabalhando dentro de seus setores, seja ele qual for (limpeza, marketing, comunicação, diretoria, etc.). A comunicação organizacional chega a seu público já definida através de jornal mural, intranet, e-mails internos, eventos, cartas, entre outros instrumentos.

É altamente relevante a comunicação bem transmitida ao público interno, pois é a partir disso que vem a motivação pelo trabalho e maior responsabilidade de cumprir com suas tarefas perante a empresa. Quando a comunicação é bem elaborada, ela acaba se tornando muito mais importante do que a motivação pelo dinheiro, faz com que os funcionários, desde a classe inferior até a presidência, sintam-se parte da empresa, acreditando que o seu cargo desempenhado tem valor.

O público externo tem várias definições, mas iremos tratar do assunto sobre um aspecto geral. A principal influência da comunicação organizacional para com o público externo é prioritariamente desenvolvida para manter ou erguer a imagem de uma organização. Isso se bem elaborada, do contrário se for mal desenvolvida, trás apenas transtornos e má interpretação de seus possíveis clientes. A comunicação para o público externo vem através de propagandas dentro de vários meios de comunicação.

Concluo que empresa alguma viveria em boas condições se a comunicação organizacional fosse mal elaborada ou se não existisse.

Por Felipe Rosa

Bem vindo

O blog Mais Integração surgiu para a disciplina de Comunicação Organizacional, do 3° semestre de Relações Públicas da Universidade Metodista. Este tem por objetivo trazer informações diversas sobre comunicação integrada/organizacional, que aborda as seguintes especificações: mercadológica, interna, administrativa e institucional.

O nome do blog surgiu da ideia de reunir as diversas formas e tipos comunicacionais, possibilitando a integração entre pessoas, e a criação de um espírito de equipe. Como integrantes da agência, temos: Aline V. T. A. Rodrigues, 18 anos, pró ativa, comunicativa e criativa, tem pleno conhecimento da língua inglesa, além de experiência no ramo de Vendas desde 2008; Felipe Rosa, 21 anos, comunicativo, determinado e com vasto conhecimento na realização e produção de eventos musicais; Fernanda Z. Testa, 19 anos, pro ativa, comunicativa, organizada, criativa, cursa também o Tecnólogo em Eventos na Universidade Anhembi Morumbi e possui fluência em inglês e espanhol; Flávia J.O. Martins, 19 anos, determinada, organizada, comunicativa, possui conhecimento intermediário em informática e fluência em inglês; Jordana S.P. Maggio, 21 anos, pro ativa, organizada, determinada, comunicativa, possui conhecimento intermediário em informática e fluência em inglês e espanhol; Luciana D. Ribeiro, 24 anos, pro ativa, criativa, capacidade de liderança, integração, possui experiência profissional em eventos no ano de 2007 e fluência em espanhol; Vanessa M.Y. de Almeida, 22 anos, pro ativa, determinada, criativa, comunicativa, possui experiência em eventos desde 2006 e nível intermediário/avançado em inglês.

Por meio dessa equipe e dos temas que abordaremos, esperamos que você, leitor, possa nos acompanhar durante o semestre, não somente lendo, mas também participando!
Seja bem vindo ao blog Mais Integração!